PODER LOCAL

1751910601cmpd_Pedro_Nascimento_Cabral_amplia_rede_ minibus_a_Relva_5655.jpg

Ampliação da rede minibus

Pedro Nascimento Cabral amplia rede minibus à Relva, Arrifes, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, São Roque e Livramento

Depois de, no ano passado, ter tornado os minibuses gratuitos para estudantes de todos os ciclos de ensino, incluindo o universitário, e cidadãos com 65 ou mais anos, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que o novo projeto da rede de minibus contempla três novas linhas e amplia a cobertura de minibus às freguesias da Relva, Arrifes, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, São Roque e Livramento.

No âmbito das novas linhas minibus, ficam igualmente abrangidos os percursos que contemplam o aeroporto, a ligação aos parques de estacionamento periféricos de Ponta Delgada e, nos meses de verão, até à praia do Pópulo e Milícias.

A informação foi avançada pelo autarca na conferência de imprensa que decorreu, esta manhã, no Centro Cívico de Santa Clara, a propósito da apresentação do projeto de reestruturação da atual rede de transporte minibus a ir a concurso público em 2026.

Pretendemos ampliar a rede de minibus, indo ao encontro das justas reivindicações dos cidadãos de Ponta Delgada e de quem nos visita, para colmatar algumas falhas na mobilidade que os últimos tempos foram evidenciando, sobretudo devido ao uso exponencial do automóvel. Tudo isto obriga a que tenhamos de criar um conjunto de alternativas na rede de minibus, como as linhas que chegarão à Relva, Arrifes, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, São Roque e ao Livramento, com percursos mais diretos.” afirmou em declarações aos jornalistas.

De acordo com o modelo proposto e apresentado pelo Vereador com o pelouro da Mobilidade, Marco Resendes, as atuais quatro linhas de minibus (A - Amarela, B - Verde, C – Azul, e D - Laranja,) serão alvo de alterações e a rede passará a contar com um total de sete linhas (com a inclusão das E - Violeta, F - Rosa e G - Turquesa).

Assim, entre outros novos pontos da cintura urbana de Ponta Delgada, será garantida a ligação entre os parques de estacionamento públicos e o centro histórico, assim como circuitos de acesso ao Aeroporto João Paulo II, às Visitas do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), ao Parque Urbano, e, sazonalmente, às zonas balneares de São Roque e do Livramento.

Estamos convencidos que os cidadãos irão aderir, até porque, neste momento, a rede de minibus é gratuita para os estudantes e para todos com mais de 65 anos, permitindo-nos constatar um aumento significativo de passageiros transportados. Estamos seguros da melhoria que iremos provocar em termos de mobilidade ao oferecermos mais alternativas e a oportunidade das pessoas se deslocarem até freguesias mais distantes na nossa rede minibus”, defendeu Pedro Nascimento Cabral.

Conforme o modelo avançado, a linha Amarela servirá, pela primeira vez, a freguesia dos Arrifes, designadamente as ruas dos Valados, António Resendes Tavares, e da Saúde até ao Largo do Bom Despacho.

Quanto à linha Verde - a que regista maior procura, pelo facto de servir o HDES -, pretende-se que volte a contemplar uma paragem junto às visitas do Hospital, de forma a oferecer melhores condições de segurança e de acessibilidade à população.

A linha Azul passará a circular junto às escolas e à entrada Norte da Universidade dos Açores, fazendo a ligação direta entre a residência universitária das Laranjeiras e a academia açoriana. Além disso, circulará nos dois sentidos, entre a rotunda de São Gonçalo e o Colégio São Francisco Xavier.

A linha Laranja ficará ainda mais rápida com as alterações programadas e, tal como a linha Azul, permitirá circular nos dois sentidos entre o Colégio São Francisco Xavier e a rotunda de São Gonçalo. Acresce a isto o facto de, também, garantir acesso ao hospital de Ponta Delgada.

Por seu turno, a nova linha Violeta assegurará a ligação direta do Aeroporto João Paulo II, na Relva, aos principais hotéis da Avenida Marginal, mas, também, entre a Associação de Futebol de Ponta Delgada, localizada entre a Fajã de Baixo e a Fajã de Cima, e as Portas da Cidade, servindo todo o eixo nos dois sentidos. Passará na Praça Vasco da Gama para dar acesso às outras linhas, sem deixar de garantir uma viagem sem transbordo, a quem pretenda seguir somente na linha Violeta.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada dá nota de que esta linha direta vem corresponder “a algumas sugestões” que a autarquia tem recebido para que “haja uma eficiente ligação” entre o aeroporto de Ponta Delgada e as unidades de alojamento turístico que, em crescente número, se têm vindo a instalar no centro histórico e ao longo da avenida.

O trajeto da linha Rosa assume-se como o mais curto, direto e próximo ao centro urbano, ligando os parques de estacionamento públicos gratuitos ao centro histórico, a partir de um percurso que se inicia e termina na Praça Vasco da Gama, ponto onde se concentram as restantes linhas de minibus.

Este é também um ponto importante deste projeto, que vai permitir o transbordo de pessoas com apenas um bilhete, precisamente para facilitar a circulação dos nossos cidadãos na rede minibus. É uma verdadeira alternativa para quem não pretenda trazer a sua viatura para o centro de Ponta Delgada porque terá efetivamente uma rede à altura das suas justas expetativas. Fazendo isso, nós vamos, também, aliviar o trânsito automóvel na baixa”, disse Pedro Nascimento Cabral.

No que se refere à linha Turquesa, pretende-se que funcione, sazonalmente, entre maio e setembro, ligando o centro de Ponta Delgada, através da Praça Vasco da Gama, e passando pelas praias a nascente, na freguesia de São Roque, até à do Pópulo, no Livramento.

Não obstante o cariz sazonal desta nova linha, o Presidente da Câmara Municipal considera que irá traduzir-se num serviço “importante” que “facilitará a circulação dos residentes, e também de quem nos visita, que queiram ter transporte da cidade de Ponta Delgada para as nossas praias, no Verão”.

Com o novo modelo, a rede minibus passa a contemplar 130 paragens e a estender-se por cerca de 70 quilómetros. Como tal, a atual frota será reforçada com novos autocarros minibus, imprimindo maior rotatividade e encurtando o tempo de espera dos passageiros.

Criámos duas regras importantes: primeira, a de que entre um parque de estacionamento público e uma paragem não se registe uma distância superior a seis minutos a pé. Depois, a de que qualquer minibus consiga deixar em 15 minutos qualquer cidadão no seu local de destino”, sublinha Pedro Nascimento Cabral.

O contrato de transporte coletivo regular de passageiros em Ponta Delgada, que inclui a rede de minibus, termina em 22 de março de 2026.

A proposta da Câmara Municipal de Ponta Delgada foi desenvolvida em conjunto com a empresa Trenmo, estando presentemente a ser apreciada e a aguardar contributos do Governo dos Açores, Presidentes de Juntas de Freguesia e outras entidades afetas à distribuição da nova rede minibus.

O novo modelo será, ainda, submetido a período de consulta pública, antes de integrar o caderno de encargos do concurso público que será lançado em 2026.

Uma novidade que este documento também tem é que nós vamos apresentar no caderno de encargos um concurso não por linhas, mas por quilómetro (...) Isto permitirá alterar percursos que, naturalmente, só a experiência prática nos dará a resposta quanto à sua inteira eficiência e funcionalidade”, indicou.

Cmpdl

VOLTAR