PODER LOCAL

Perante uma sala cheia de jovens casais, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, apresentou publicamente, ontem, o projeto de habitação para a vila de Água de Pau.
Frederico Sousa relembrou que, "o executivo da Câmara Municipal de Lagoa tem dado prioridade na sua ação às questões da habitação, com o principal intuito de apoiar as famílias lagoenses, assim como aos jovens que trabalham, mas que se encontram numa situação mais vulnerável ou com dificuldades de aquisição de uma habitação”.
Nesse contexto, serão construídos, na rua do Emigrante, na vila de Água de Pau, 18 fogos de habitação municipal no âmbito do PRR e inseridos na Estratégia Local de Habitação, num valor orçado em cerca de 3 milhões.
Dando prioridade à política de habitação para agregados jovens e famílias com menores a seu cargo, a edilidade adquiriu também um terreno, na vila de Água de Pau, com o objetivo de fazer um loteamento, em que os lotes serão atribuídos mediante condições, com o projeto aprovado para autoconstrução. Assim, prevê-se a construção de cerca de 42 lotes, entre T2 e T3, com possibilidade de ampliação.
“Com a atribuição dos lotes e do projeto da habitação, através de regulamento municipal, têm a garantia de poder entregar ao banco um bem num valor a rondar os 100 mil euros, por forma a contraírem um empréstimo e assim obter uma taxa de esforço muito menor”, referiu Frederico Sousa, explicando que os agregados lagoenses serão selecionados com base em diversos critérios, originando uma classificação final.
Com estes dois projetos habitacionais para a vila de Água de Pau, a Câmara Municipal de Lagoa dá, assim, continuidade à aposta na habitação, nomeadamente para agregados lagoenses que estejam no mercado de trabalho, através de várias soluções, tais como a renda acessível e o apoio à autoconstrução. Em andamento, estão outros projetos a custos controlados na cidade de Lagoa.
CmLagoa