PODER LOCAL

1751978431cmlagoa_PROJETO_A_AVO_VEIO_TRABALHAR.jpg

A AVÓ VEIO TRABALHAR

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA PRETENDE ALARGAR PROJETO “A AVÓ VEIO TRABALHAR”

“A Avó Veio Trabalhar”, tem sido um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lagoa e, atualmente conta com cerca de 25 avós lagoenses, num espaço criativo de cocriação artesanal com pessoas de mais de 50 anos.

Fruto do seu sucesso e larga procura, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, anunciou, numa visita ao grupo das avós lagoenses, que a autarquia pretende alargar o projeto a um maior número de pessoas interessadas.

Com este projeto social e criativo, estamos a promover um envelhecimento ativo da população sénior do concelho, mas também, a inclusão intergeracional e o combate à solidão, com momentos de aprendizagem e de convívio, em prol do bem-estar físico e mental das avós”, referiu Frederico Sousa.

De relembrar que, o projeto "A Avó Veio Trabalhar” convida avós a integrarem um grupo onde aprendem e desenvolvem competências que aliam os lavores tradicionais às novas tendências, sendo muito mais do que uma oficina criativa, na realidade é um espaço de encontro, partilha de saberes e valorização da experiência sénior, demonstrando novas formas de olhar para o envelhecimento com dignidade, alegria e propósito.

Nesse sentido, o projeto tem desenvolvido diversas parcerias, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente com o Centro de Apoio e Design dos Açores (CADA), no que diz respeito à comunicação e comercialização das peças do projeto; Wolf & Rita, marca de roupa infantil que desenhou uma coleção inspirada nos bordados (arte bonecreira) das Avós; Depozito, na comunicação e comercialização das peças do projeto; SPIRA, na programação Cultural - Bienal Artes & Ofícios; TAP, na cedência de milhas; CAS TRIPS, na Programação de workshops de bordado sobre fotografia, para grupos de jovens internacionais; Parque Atlântico, na celebração do Dia Internacional dos Avós; SIC e Time Out, na divulgação do projeto. Existem, igualmente, 7 pontos de venda a nível nacional e 2 internacionais, mais precisamente no Japão e na Suíça.

Todas as senhoras interessadas em pertencer a esta família de avós lagoenses deverão contactar a Câmara Municipal de Lagoa, através do contacto telefónico 296 960 600.  

CmLagoa

VOLTAR