ARQUIVO GERAL

O Nordeste comemorou a 18 de julho o seu 511º aniversário de elevação a concelho, como habitualmente na Praça da República, convidando instituições locais e entidades oficiais a associar-se a esta importante data para o Nordeste.
O presidente da câmara municipal, António Miguel Soares, iniciou a sua intervenção salientando “que desde o início deste mandato, temos procurado trabalhar com uma visão clara: o concelho do Nordeste é um só, e o nosso compromisso é com todas as freguesias, de forma justa, equilibrada e unida.
Neste sentido, disse, “o investimento tem sido feito de forma transversal, em todas as localidades, quer ao nível das infraestruturas, arruamentos, requalificações e reabilitações, quer no apoio às instituições locais, que desempenham um papel fundamental na vida da nossa comunidade”.
“Ao mesmo tempo, temos cumprido com rigor todas as obrigações assumidas no âmbito do Plano de Apoio Municipal”, acrescentou, afirmando que a boa gestão dos recursos permitiu utilizar o excedente orçamental com responsabilidade e eficácia.
Deste modo, salientou, “se tudo continuar a correr como previsto, dentro de dois ou três anos conseguiremos sair da situação de excesso de endividamento, o que nos permitirá anular o processo de reequilíbrio financeiro e, com isso, baixar de forma significativa o IMI e reforçar o apoio a novas iniciativas e investimentos”, contrariando, assim, “os profetas da desgraça que, há poucos anos, vaticinavam que o Nordeste estaria 20, 30 ou mais anos nesta situação”.
António Miguel Soares sublinhou a atenção que o Governo Regional dos Açores “tem tido com as reais dificuldades e necessidades do concelho e que a resposta deste aos nossos anseios tem sido amplamente positiva.”
Destacou, entre outras intervenções, a beneficiação do Centro de Saúde do Nordeste, a requalificação da Santa Casa da Misericórdia e o aumento do número de vagas na creche (obras em execução e outras a iniciar).
O autarca aproveitou para informar que o projeto para a construção de uma nova creche, iniciativa da câmara municipal, encontra-se na sua fase final de elaboração, “para que os nossos jovens trabalhadores possam ter onde deixar os seus filhos, com qualidade e segurança.”
No sector do Turismo, o presidente da Câmara do Nordeste referiu-se a um crescimento constante deste sector, “que além da promoção do nosso concelho além-fronteiras, tem gerado impactos positivos na nossa economia, na criação de emprego e no aumento das oportunidades para quem aqui vive”.
No plano social, destacou a adesão ao programa de apoio à habitação promovido pelo IHRU, “tendo o município do Nordeste sido um dos primeiros a nível nacional a concretizar candidaturas.”
Com um investimento global próximo dos 7 milhões de euros, foram adquiridas ou reabilitadas habitações em várias freguesias.
“Sem este apoio, não só continuariam por resolver várias situações de carência habitacional, como a própria construção civil, que estava praticamente parada no início do nosso primeiro mandato, continuaria estagnada”, referiu António Miguel Soares.
Diligências foram também iniciadas para a criação de loteamentos na Vila do Nordeste e na Lomba da Fazenda, destinados à construção de nove moradias para autoconstrução, respondendo a necessidades habitacionais específicas e promovendo a fixação de jovens casais.
E após várias diligências neste sentido, junto do Governo Regional dos Açores, está a decorrer a construção de 15 habitações no loteamento da freguesia da Achadinha, projeto estruturante para a revitalização demográfica local.
“Neste domínio, quero ainda sublinhar o apoio que temos dado aos nossos idosos, através de regulamentos específicos e iniciativas como a melhoria das condições habitacionais degradadas”, acrescentou o presidente da câmara. Referiu “o nosso já tradicional Passeio Anual, no qual a câmara municipal comparticipa 50% das despesas, como forma de valorizarmos todos aqueles que tanto contribuíram para o nosso concelho ao longo da sua vida ativa”.
Também na vertente do apoio à natalidade, referiu-se ao apoio ao ensino superior e à aquisição de primeira habitação, procurando sempre melhorar os apoios prestados e minimizar os impactos da diminuição da população ativa.
No desporto, destacou a forte parceria com o Centro Desportivo do Nordeste, e a organização de eventos que tem contribuído para uma imagem positiva do concelho, “e tudo isto com um investimento bastante mais baixo do que no passado, mas com resultados muito superiores.”
Por fim, destacou projetos futuros, já em desenvolvimento, como, a construção de um pavilhão multiusos na Vila do Nordeste, cujo projeto está em fase de conclusão; a requalificação do Largo do Jogo da Choca, onde será construído um Parque Infantil e zona de lazer, com projeto já concluído; a remodelação da antiga Escola Primária da Achadinha e zona envolvente para instalação da futura sede da Junta de Freguesia; a adaptação do Edifício Plano dos Centenários da Algarvia, antiga Escola Primária, para instalação da nova sede da Junta de Freguesia e Centro de Atividades.
Orador oficial
A fechar o discurso de aniversário, o presidente da Câmara do Nordeste dirigiu uma palavra especial ao orador convidado, “o Sr. Jorge Rita, homem de valor e de trabalho, cujo percurso profissional e pessoal, feito com dedicação e com persistência, merece o nosso público reconhecimento”.
Homenageados
Deixou também um reconhecimento pelo trajeto e trabalho desenvolvidos pelos homenageados deste aniversário, o Reverendo Padre Agostinho Lima, que celebrou recentemente as suas Bodas de Ouro Sacerdotais, “pela sua vida dedicada à missão pastoral, à comunidade e às causas do bem, sendo que a sua obra e exemplo ficarão para sempre ligados à história deste concelho, e à Banda Militar dos Açores, pela excelência musical que a caracteriza e pelo seu contributo na formação de tantos jovens músicos açorianos, incluindo os nossos.”
A presidente do Governo Regional dos Açores fez-se representar na sessão solene através da diretora Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, Prof.ª Doutora Rute Gregório, tendo estado presentes entidades oficiais da Zona Militar e Marítima, do Porto de Ponta Delgada, da PSP Regional, da Assembleia Regional e da Câmara da Povoação.
Os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, e vereação, do concelho de São Vicente da ilha da Madeira, concelho irmão do Nordeste, foram convidados especiais de mais este aniversário do concelho.
CmNordeste